madreclelia.org

Institucional

História

    Em 15 de janeiro de 1951, chegam a Nova Araçá, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, procedentes de São Paulo e de Curitiba para darem início a primeira missão das Apóstolas em terras gaúchas.  Ir. Afonsina Ribeiro, Irmã Gema Valle, Irmã Maurícia Tesser, Irmã Augusta Ferreira e Irmã Clarinda de Biaggi formam a primeira comunidade, iniciando o apostolado em escola primária, na catequese, em ensaios do coral e no trabalho de descoberta e incentivo de vocações, dedicando-se também ao trabalho de promoção humana junto às famílias.

A primeira escola, formada por três salas de aula, teve lugar na antiga Igreja Matriz. A comunidade de Nova Araçá viu nascer e crescer a missão educativa. Assim, logo, a construção da Escola Mater Amabilis começa a se tornar realidade e a inauguração solene acontece em 1954.

    A meta das Irmãs Apóstolas é formar cidadãos conscientes dos valores humanos cristãos, tornando-os comprometidos com o desenvolvimento social-cultural e econômico do município e região. Desde a sua fundação, o Colégio atende a população que traz características peculiares quanto à cultura, etnia e recursos econômicos.

    O Colégio Mater Amabilis faz parte do SAGRADO – Rede de Educação que, em sua ação educativa, prioriza uma educação fundada em valores, por isso cresce, a cada ano, a qualidade de ensino, por seu projeto educativo, pela seriedade dos educadores, educandos e pelas famílias e a APM, num compromisso contínuo, constituindo o Colégio Mater Amabilis um espaço privilegiado de aprendizagem, contribuindo com a formação do cidadão ético, justo e solidário.


    O Colégio possui mais de 60 anos de história na cidade de Nova Araçá, no Rio Grande do Sul, como parte do SAGRADO- Rede de Educação oferece uma educação fundada em valores, acompanhando o processo evolutivo educacional, pedagógico e tecnológico. Ainda possui diversos espaços para dinamizar seu projeto pedagógico, Biblioteca, Laboratórios de Ciência, Física e Biologia, Informática, Espaço Ambiental, Sala de Artes, Parque Infantil, Quadras Poliesportivas, Salas de Aula equipadas com internet e multimídia e Auditório. As ações educativas destacam-se: Aulas de Campo, Festival Folclórico, Semana Literária, Palestras Formativas, Aulas de Campo, Projetos Temáticos, Mostra de Projetos, Celebrações Religiosas,

    Retiros Espirituais, Jogos e Treinos Esportivos, Acampamentos, projetos Solidários.


Atividades Extracurriculares


Horário

Educação Infantil

Tarde: 13h às 17h

 

Ensino Fundamental I

Tarde: 13h às 17h

 

Ensino Fundamental II

Manhã: 7h30 às 11h40

 

Ensino Médio

Manhã: 7h30 às 11h40