As crianças do Infantil III e IV, do Colégio Mater Amábilis, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, realizaram ao longo das aulas do eixo de Rotina, Higiene e Lanche, atividades de prevenção ao COVID-19, explorando diversos espaços de aprendizagem presentes na Escola. As crianças puderam ao longo do processo, expressar-se e compreender os cuidados básicos e necessários para garantir a prevenção necessária.

As aulas de Rotina, Higiene e Lanche ganharam uma importância maior na última semana, quando passou-se a ser debatido o assunto do Coronavírus, sendo realizado momentos de conversação e de cuidados práticos. As informações foram recebidas pelos educandos com atenção e dedicação, através de apresentações projetadas, que apresentaram o vírus e os primeiros cuidados que cada um deve ter. Ainda, tomaram conhecimento da canção infantil “Lavar as mãos”, dramatizando a mesma, cantando-a e realizando os movimentos que a mesma apresenta, compreendendo assim, a forma correta de lavar as mãos, bem como o uso do álcool gel, presente diariamente e constantemente durante as aulas.

Como forma de compreensão, as educadoras, desenharam nas mãos dos educandos pequenos “monstrinhos”, simbolizando o vírus, com o pedido de que somente voltariam para a escola com a mão limpinha, eliminando a sujeira e estando em segurança contra o mal que ela transmite.

O espaço de aprendizagem da Cozinha Experimental foi utilizado para a realização de experiência, demonstrando a importância de utilizar água e sabão, já que esta quando entra em contato com as substâncias de limpeza, expele a sujeira existente nas mãos.

Ao fim, cada criança pode realizar a experiência e como funciona a limpeza das mãos compreendendo a importância dos cuidados consigo e com o outro.




Galerias

Da teoria à prática: o combate ao COBID - 19

Ver galeria